RCA inicia intercâmbio aos Yanomami

Uma delegação de membros da Rede de Cooperação Alternativa – RCA iniciou no dia 10 de outubro de 2012 uma viagem de intercâmbio à Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O grupo formado por representantes dos povos Krikati, Gavião, Wajãpi, Kaxuyana, Suyá, Kaiabi, Mayuruna, Tariano, Baré, Poyanawa e de indigenistas do CTI, ISA, CPI-AC e Iepé visitarão as comunidades de Auris e do Catrimani, onde vivem os Ye´kuana e Yanomami, e participarão  da VII Assembleia Geral da HAY – Hutukara Associação Yanomami, que acontecerá de 15 a 19 de outubro, na aldeia Demini. Na volta, em Boa  Vista, terão um encontro de sistematização das reflexões realizadas ao longo dessa viagem e participarão de uma reunião sobre a regulamentação do direito de consulta prévia, previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho.

Este intercâmbio tem como tema os desafios de se viver numa terra demarcada e ocorre no momento em que os Yanomami comemoram 20 anos da homologação de sua terra indígena, ocorrida em 25 de maio de 1992, e fazem uma reflexão sobre suas lutas e organização para defender seu território, bem como sua cultura e modo de vida especial. Trata-se, assim, de um momento histórico para os Yanomami e Ye´kuana, que receberão a delegação da RCA, além de autoridades e outros convidados.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.