Na ONU, organizações solicitam assistência de peritos para Brasil cumprir com recomendações sobre povos indígenas

Na manhã da última terça-feira, 10 de julho, o secretário executivo da Rede de Cooperação Amazônica – RCA, Luís Donisete Benzi Grupioni, solicitou ao Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas, órgão subsidiário do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, assessoria técnica para “facilitar o diálogo entre povos indígenas e o governo brasileiro para a implementação das 34 recomendações sobre povos indígenas aceitas pelo Brasil, durante a Revisão Periódica Universal (RPU) do país, realizada no ano passado”.

A solicitação feita em nome de organizações indígenas e indigenistas brasileiras ocorreu durante o 11º. Período de Sessões do Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que esteve reunido em Genebra, Suíça, entre os dias 9 e 13 de julho. Atualmente presidido pela brasileira Érika Yamada, o mecanismo foi criado em 2007 e proporciona assessoria temática a respeito de questões indígenas ao Conselho de Direitos Humanos, realizando estudos e trabalhos de pesquisa, bem como propondo recomendações para que o Conselho as examine e aprove.

Passado quase um ano do processo de revisão do Brasil no Conselho de Direitos Humanos, “não registramos avanços na implementação das recomendações que o país recebeu e voluntariamente aceitou, razão pelo qual se justifica o pedido de assistência técnica, tanto para facilitar o diálogo entre governo e organizações da sociedade civil, quanto para construir instrumentos de acompanhamento e indicadores sobre as recomendações aprovadas”, afirmou o Secretário da RCA.

A solicitação apresentada no plenário do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi reforçada pela delegação brasileira da RCA presente em Genebra, em encontro posterior com a Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, que chefia a Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas e demais organismos internacionais em Genebra.

Leia aqui o pronunciamento oral da RCA na ONU

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.