Resultados do Encontro Macapá

O “Encontro Macapá: Experiências Indígenas de Pesquisa e Registro de Conhecimentos Tradicionais”, realizado pela Rede de Cooperação Alternativa –RCA Brasil, com organização do Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena, ocorreu entre os dias 18 e 23 de junho, na Fortaleza São José de Macapá, Amapá.

O Encontro Macapá contou com a presença de mais de 60 participantes, representando 31 organizações indígenas, organizações de apoio aos índios, órgãos governamentais e organismos internacionais. Ao todo, 21 povos indígenas estiveram representados.

Seguindo a programação planejada para o Encontro, os trabalhos foram desenvolvidos por meio de apresentações de experiências, palestras, discussões em grupos e apresentações plenárias. Ao término do Encontro, aprovou-se a indicação de construção de três documentos:

a) documento registro das discussões realizadas;

b) documento público sintetizando as principais conclusões do mesmo e com sugestões para incentivo e apoio à pesquisa e registro de conhecimentos tradicionais pelas políticas públicas; e

c) documento manifesto ao Ministério da Educação pela continuidade do apoio financeiro aos programas de formação de professores indígenas.

Veja fotos do Encontro Macapá aqui:

Encontro Macapá I

0 Comentários

    Deixe um comentário

    quinze − 3 =

    XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Rede de Cooperação Amazônica

    A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.