RCA realiza Assembléia Anual

A Rede de Cooperação Alternativa / RCA-Brasil realizou sua Assembléia Anual de 2010 entre os dias 3 e 5 de maio, em Brasília-DF. Todas as dez organizações membro estiveram representadas. Além de aprovar os relatórios e prestações de contas de 2009, os membros da RCA discutiram e planejaram as atividades da rede em 2010.

Neste ano, a RCA realizará um intercâmbio coletivo ao Parque Indígena do Xingu (MT), focado na questão da gestão do entorno das terras indígenas, encerrando um ciclo de três intercâmbios voltados à temática da gestão territorial e ambiental das terras indígenas. Este ciclo teve início em 2007, com um intercâmbio coletivo ao Rio Negro (AM), quando os membros da rede puderam conhecer as experiências de gestão territorial conduzidas pela Foirn e pelo ISA na região. Em 2009, a RCA ampliou a discussão, promovendo um novo intercâmbio para o Acre, com o tema “Formação para a gestão territorial e ambiental das Terras Indígenas”, quando se visitou a Terra dos Ashaninka e se conheceu o Centro de Formação Yorenka Ãtame (em Marechal Tamaturgo) e o Centro de Formação dos Povos da Floresta (em Rio Branco), bem como as experiências de gestão territorial da CPI-AC e Opiac. E, agora, para 2010, a RCA pretende concluir esse ciclo de intercâmbios, realizando um intercâmbio coletivo para a região do Xingu, com o intuito de por em discussão a questão da gestão do entorno das terras indígenas. Este intercâmbio pretende, também, propiciar às organizações membro um contato direto com a campanha Ycatu Xingu, desenvolvida na região pelo ISA e Atix, que entre outros objetivos pretende recuperar e preservar as nascentes do Rio Xingu e evitar que o desmatamento avance em direção ao Parque Indígena do Xingu.

Também foram definidos os temas que nortearão o Encontro Temático de 2010 da RCA sobre “gestão de patrimônios culturais indígenas”. Este Encontro será realizado em parceria com o Museu do Índio, da Funai, no Rio de Janeiro.

Por fim, a Assembléia da RCA elegeu seu novo Conselho Político, que passa a ser constituído por representantes da Hutukara, Wyty-Catë, CTI e Iepé, e reconduziu o Iepé na secretaria-executiva da RCA-Brasil.

As atividades da RCA-Brasil são apoiadas pela Rainforest Foundation da Noruega.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.