RCA participa de Seminário sobre Ensino Superior Indígena

O Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), realizou de 07 a 09 de junho de 2010, em Brasília, o Seminário de Políticas de Ensino Superior e Povos Indígenas: construindo as bases para uma política pública diferenciada de acesso e permanência. Representantes de dezesseis universidades, federais e estaduais, públicas, privadas e comunitárias, participaram do evento, que contou com o apoio da Coordenação Geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (CGE/FUNAI). A RCA foi convidada pelo MEC para participar do seminário e foi representada por seu secretário-executivo, Luís Donisete Benzi Grupioni. Irineu Laureano Baniwa, da diretoria da Foirn, e Joaquim Maná, membro da Opiac, também acompanharam o seminário.Contando com apresentações de representantes de diferentes órgãos da estrutura do MEC, como Secad, Capes, CNPq, além do MinC e da Funai, o seminário foi centrado na questão dos mecanismos de acesso e permanência de estudantes indígenas nas instituições de ensino superior no Brasil. Cada um desses representantes apresentou os programas que executam em seus órgãos voltados à questão do ensino superior ou à promoção cultural. A institucionalização do Prolind – Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas foi bastante discutida.

Os participantes apresentaram diversas demandas para o MEC, no sentido da institucionalização da presença indígena nas universidades brasileiras, tanto nas licenciaturas interculturais para formação de professores indígenas, quanto em cursos regulares em outras áreas do conhecimento. Também elaboraram sugestões de políticas públicas para o ensino superior indígena e para a construção de diretrizes governamentais para essa modalidade de ensino, de modo a atender às demandas de estudantes indígenas e de suas comunidades. Grupos de trabalho, com representantes das universidades públicas, foram constituídos para detalhar as propostas construídas no seminário.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.