1ª Turma de Agentes Agroflorestais do Acre Recebe Diplomação

Acontece hoje,12/08/2010, no Centro de Formação Povos da Floresta da Comissão Pró-Índio do Acre, a formatura da 1ª turma de Agentes Agroflorestais Indígenas do Estado do Acre – AAFIs. Dos 126 AAFIs que estão em formação pela CPI, 30 indígenas entre Kaxinawa, Katukina e Manchineri, dos municípios de Tarauacá, Santa Rosa, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Jordão e Marechal Thaumaturgo, concluem sua Formação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica.

A CPI/AC é pioneira na formação técnica-profissional intercultural em gestão territorial no Brasil Indígena. Em dezembro de 2009, seu Projeto Político-Pedagógico e Curricular para a Formação Profissional dos AAFIs foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação.

Com uma carga horária de 2.680 horas/aula, a formação dos AAFIs prevê, em seu currículo, disciplinas de conhecimentos básicos como língua indígena, língua portuguesa, matemática e geografia com ênfase em cartografia; e disciplinas profissionalizantes como os Sistemas Agroflorestais, geologia indígena e artes e ofícios, entre outras. Está organizado com aulas teóricas, presenciais no Centro de Formação Povos da Floresta da CPI/AC, aulas teóricas e práticas presencias nas Terras Indígenas com assessores da CPI/AC e aulas práticas, chamadas de formação à distância, que se traduzem na aplicação do aprendizado em sua comunidade mensurado e avaliado através de produtos como Diário de Trabalho e relatórios dos Sistemas Agroflorestais implementados e da vigilância e fiscalização realizadas em conjunto com a comunidade.

Outra luta que os AAFIs já começaram a travar é pelo reconhecimento de sua categoria. Querem ser vistos como os trabalhadores da floresta que prestam serviço a todo o planeta e, portanto, reivindicam que esta profissão seja reconhecida no Estado num claro e verdadeiro compromisso pela proteção da biodiversidade florestal.

[ Fonte Comissão Pró-Índio do Acre]

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.