RCA realiza Assembleia Anual de 2013

A Rede de Cooperação Alternativa – RCA realizou sua Assembleia Anual de 2013 entre os dias 04 e 06 de abril, na cidade de Pirenópolis – GO. Todas as dez organizações membro estiveram representadas, além de representantes da Rainforest Foundation da Noruega, que apoia as atividades da RCA.

O principal ponto da pauta foi a elaboração de uma proposta de trabalho para os próximos 5 anos de atividades da RCA, que se voltará para o tema da consulta prévia, livre e informada e para o tema da gestão ambiental e territorial das terras indígenas no Brasil.

2013 RCA Assembleia

Ambos os temas dialogam com novas políticas públicas que estão sendo formuladas e implementadas no momento. A PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas) foi sancionada no ano passado e está sendo conduzida pela Funai e MMA. Já o tema da consulta prévia, prevista na Convenção 169 da OIT, é objeto de regulamentação por parte do governo brasileiro. As organizações membro da RCA pretendem realizar reuniões, oficinas, seminários, intercâmbios e publicações, de modo a contribuir com a efetividade dessas duas novas políticas.

Também foi pauta da assembleia a aprovação dos relatórios e prestações de contas de 2012 e o planejamento das atividades da rede em 2013.

0 Comentários

    Deixe um comentário

    doze + treze =

    XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Rede de Cooperação Amazônica

    A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.