Documento final do seminário sobre gestão de Acervos Culturais
Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2013, um grupo de 30 pessoas, pertencentes às entidades da sociedade civil organizada, sendo elas indígenas e parceiras indigenistas, bem como técnicos e servidores do Museu do Índio/Funai esteve reunido em Saquarema, Rio de Janeiro, para participar do Seminário “Gestão de Acervos Culturais em Centros de Formação, de Documentação, de Cultura e Museus Indígenas no Brasil”. Este seminário foi promovido pelo Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio, e pela Rede de Cooperação Alternativa – RCA, com apoio da UNESCO, Funai e Rainforest Foundation Noruega.

O seminário possibilitou, por meio de apresentações de experiências, discussões em grupos de trabalho e plenárias, uma reflexão sobre um amplo mosaico de iniciativas de valorização de patrimônios culturais indígenas, de programas de formação de pesquisadores indígenas, de constituição, organização, pesquisa e divulgação de acervos culturais indígenas e de constituição de novos espaços, dentro e fora de terras indígenas, voltados à preservação e difusão de acervos culturais indígenas.
Um conjunto de recomendações foi elaborado pelos participantes num documento final do seminário que foi encaminhado aos órgãos públicos responsáveis pela guarda e preservação de acervos culturais indígenas.
Acesso o documento final do seminário aqui.
0 Comentários