RCA participa de reunião da Câmara Técnica do Comitê Gestor da PNGATI

Entre os dias 24 e 25 de julho, foi realizada a primeira reunião da Câmara Técnica do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída com o objetivo de promover discussões e fornecer subsídios técnicos ao processo de construção do Plano Integrado de Implementação da Política. O encontro ocorreu em Brasília, na sede da Fundação Nacional do Índio, órgão que coordena a Câmara Técnica juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Além da Funai e do MMA, também fazem parte da Câmara Técnica representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), bem como do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de organizações indigenistas (Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB, Rede de Cooperação Amazônica – RCA e The Nature Conservancy – TNC).

Dentre as atribuições da Câmara, está a elaboração de documento orientador do planejamento, implementação e monitoramento da PNGATI para os próximos anos, de forma articulada aos objetivos, metas e ações para a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas a serem definidos no âmbito do próximo Plano Plurianual (2016-2019).

Na reunião, os participantes analisaram a proposta de regimento interno da Câmara, bem como programaram os trabalhos a serem desenvolvidos nos próximos meses, que incluirão desde o mapeamento e sistematização de informações de interesse até a realização de reuniões de trabalho com representantes de órgãos governamentais e de organizações indígenas e da sociedade civil envolvidos com a implementação de ações alinhadas aos eixos da Política. O envio da minuta do Plano ao Comitê Gestor da PNGATI, para posterior análise e validação, está previsto para novembro de 2014.

Participaram, como representantes da RCA, em diferentes momentos da reunião Luis Donisete Grupioni (secretário-executivo da RCA e Iepé), Maurício Yekuana (Hutukara), Cris Velasques (ISA) e Adriana Ramos (ISA). A RCA juntamente com outras organizações da sociedade civil, como IEB e TNC, irão sistematizar iniciativas conduzidas pela sociedade civil na gestão territorial e ambiental das terras indígenas.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.