RCA prepara curso de formação sobre PNGATI

A Rede de Cooperação Amazônica – RCA promoveu, nos dias 30 e 31 de julho de 2014, em Brasília, uma oficina de trabalho sobre a proposta de formação em PNGATI, que vem sendo desenvolvida pela Funai e ICMBio, em parceria com o IEB, conhecido como FORMAR PNGATI. O curso de formação em PNGATI tem cinco módulos previstos, com uma carga horária de 200 horas e é voltado à formação de gestores de órgãos públicos (indigenistas e ambientais) e indígenas sobre os temas associados à esta política publica. Essa formação é uma das metas do Programa de Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas, sob responsabilidade da Funai, no Plano Plurianual do Governo Federal para o período 2012-2015.

IMG_0327

A oficina consistiu na adaptação, para o contexto da RCA, da grade curricular do Curso Básico de formação em PNGATI. As dinâmicas se basearam na sugestão e sistematização de contribuições em termos de estrutura dos módulos, conteúdos, facilitadores/instrutores, materiais didáticos e dinâmicas. No caso da RCA, o Curso Formar PNGATI estará voltado aos membros das diretorias das organizações indígenas que integram a RCA, e terá início ainda esse ano, com a realização dos dois primeiros módulos, tendo seguimento em 2015.

As organização indígenas que compõem a RCA indicarão membros de suas organizações cuja definição de perfil deve priorizar pessoas com disponibilidade para participar de todos os módulos, que estejam inseridas em espaços públicos de decisão (p.ex. conselhos e comitês), que valorizem os modos de ser de seu povo, que pensem em atuar para o coletivo, estejam envolvidos com a temática da gestão, que sejam bons comunicadores e que também deve levar em consideração a questão de gênero.

A oficina foi conduzida pela equipe do IEB (Andreia Bavaresco, Marcela Menezes e Henyo Trindade), que realizará o curso, com apoio do secretário executivo da RCA, Luis Donisete B. Grupioni. Participaram da oficina representantes do Apina (Jawaruwa Wajãpi), ATIX (Managu Tixcão), FOIRN (Renato Matos), Hutukara (Mauricio Yekuana), Wyty Catë (Jonas Gavião), CTI (Conrado Octavio), Iepé (Lucia Szmrecsanyi e Márcia Franceschini, acompanhando pela RCA) e ISA (Cristina Velasquez), além de João Guilherme (Funai- CGGAM).

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.