RCA lança publicação sobre consulta prévia em Genebra

 

capa-1A Rede de Cooperação Amazônica – RCA lançará em Genebra, Suíça, na próxima 4ª. feira, dia 21 de setembro de 2016, a publicação “OBSTACLES AND RESISTANCE to the process of implementing  the right to free, prior and informed  consultation and consent in Brazil” (Dificuldades e resistências no processo de implementação do direito à consulta livre, prévia e informada no Brasil). A publicação será lançada em evento paralelo à 33ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (UNHRC), intitulada “Direitos indígenas: perspectivas em tempos de retrocesso e violência no Brasil”. Participam do evento Davi Yanomami (Hutukara/RCA), Sonia Bone Guajajara (APIB), Elizeu Lopes (Grande Assembleia Guarani e Kaiowa), além de outros representantes dos povos indígenas que estarão em Genebra para acompanhar a apresentação do relatório da relatora especial sobre direitos dos povos indígenas da ONU, Victoria Tauli-Corpuz, referente a sua missão no Brasil, em março deste ano.

A publicação contém o documento preparado pelas organizações que integram a RCA e que foi apresentado no escritório da ONU, em Brasília, durante audiência realizada enquanto Victoria Tauli-Corpuz esteve no Brasil, e apresenta um balanço da situação de descumprimento do direito de consulta prévia no país por parte do governo brasileiro.

Saiba mais sobre o evento em Genebra.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.