Notícias

RCA toma posse na Comissão de Educação Indígena do MEC

No dia 16 de dezembro de 2010, a RCA Brasil, por meio de seu secretário-executivo Luis Donisete B. Grupioni, participou da cerimônia de instalação e posse dos membros da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação.

A Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena do MEC foi instituída pela Portaria 734, de 7 de junho de 2010, como órgão colegiado de caráter consultivo, com atribuições de assessorar o MEC na formulação de políticas para a educação escolar indígena.  A RCA Brasil, juntamente com outras organizações, representa a sociedade civil neste colegiado, tendo indicado como seus representantes a antropóloga Maria Elisa Ladeira (CTI), como titular, e o antropólogo Luis Donisete Benzi Grupioni (Iepé), como suplente.

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Campanha Ycatu Xingu noticia início do intercâmbio da RCA

O site da campanha Y Icatu Xingu – Salve a água boa do Xingu (http://www.yikatuxingu.org.br/2010/10/17/parque-indigena-do-xingu-sedia-intercambio-de-povos-indigenas-realizado-pela-rca/) , noticiou em 17 de outubro, o início do intercâmbio da RCA ao Parque Indígena do Xingu. Leia a matéria reproduzida abaixo:

Parque Indígena do Xingu sedia intercâmbio de povos indígenas realizado pela RCA

O intercâmbio organizado pela Rede de Cooperação Alternativa (RCA), que reúne organizações indigenistas de todo o país, trata da gestão territorial de terras indígenas.

O Parque Indígena do Xingu (PIX), em Mato Grosso, é palco do intercâmbio da RCA (Rede de Cooperação Alternativa) este ano. Com o tema “O contexto regional e as estratégias de gestão territorial nas Terras Indígenas” o intercâmbio leva povos de diversas etnias da região Amazônica e representantes de organizações integrantes da RCA ao Xingu, para possibilitar a troca de experiências e de conhecimentos tradicionais, entre os dias 17 e 30 de outubro.

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Nota da RCA sobre a exoneração da Chefe de Educação da Funai

Os membros da Rede de Cooperação Alternativa – RCA Brasil vem a público lamentar a exoneração da educadora Maria Helena de Souza Fialho do cargo de Chefe do Departamento de Educação da Funai, publicada no Diário Oficial da União do último dia 03 de dezembro, em pleno apagar das luzes do governo Lula e em que nada ainda se sabe sobre a transição de comando na Funai.

Maria Helena Fialho conquistou, ao longo dos 10 anos de sua gestão a frente do Departamento de Educação da Funai, o respeito e o reconhecimento daqueles que acompanham as ações de educação escolar indígena no país por sua seriedade, compromisso e dedicação à melhoria da política educacional dirigida às comunidades indígenas. Interlocutora presente e atuante neste cenário, contribuiu ativamente para que inúmeras comunidades indígenas buscassem o cumprimento de seus direitos à uma educação escolar de qualidade, estando sempre ao lado dos professores e lideranças indígenas.

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Simpósio avaliou o uso da internet em comunidades indígenas

No último dia 26 de novembro, ocorreu, na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, o encerramento do I Simpósio Indígena sobre Usos de Internet nas Comunidades Indígenas do Brasil, promovido pelo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo USP, em parceria com o Laboratório da Imagem e Som em Antropologia da USP com o apoio da Rede de Cooperação Alternativa – RCA Brasil, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, da CAPES e da FAPESP.

Durante três dias, em plenárias que mesclaram apresentações de experiências de uso da internet com discussões entre os participantes, representantes de 16 povos indígenas discutiram os diferentes usos que têm feito da internet em suas comunidades. Nos debates, identificaram vários problemas comuns, a começar pelo número reduzido de comunidades indígenas que têm acesso a rede mundial de computadores. Equipamentos defasados, conexões lentas e intermitentes, falta de assistência técnica e dificuldade de acesso a programas de computadores foram algumas das dificuldades mapeadas pelo grupo.

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OPIAC realiza intercâmbio entre o povo Marubo

No âmbito das atividades de intercâmbio propiciadas pela Rede de Cooperação Alternativa (RCA-Brasil), a Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC), realizou de 21 a 25 de outubro uma viagem para a Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Dois professores indígenas da OPIAC (José Mateus Itsairu Kaxinawá, da TI Baixo Jordão e Levinaldo Kaxinawá, da TI Nova Olinda), acompanhados por Maria Fernanda Vieira, do Programa de Educação do Centro de Trabalho Indigenista (CTI), visitaram as aldeias Praia, Alegria e Vida Nova do povo Marubo, na calha do Alto Rio Ituí, no Javari.

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RCA apoia realização de Simpósio sobre usos da internet em comunidades indígenas no Brasil

A Rede de Cooperação Alternativa (RCA – Brasil) é uma das apoiadoras do 1º. Simpósio sobre usos da internet em comunidades indígenas no Brasil, promovido pelo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da Universidade de São Paulo. Membros de organizações indígenas integrantes da RCA irão participar dos debates que ocorrerão na cidade universitária da USP, de 24 a 26 de novembro de 2010.

Ainda incipientes em meados dos anos 2000, os projetos de inclusão digital em comunidades indígenas no Brasil ultrapassavam a centena no final de 2009 e de acordo com planos do Ministério da Cultura, este número deveria dobrar até o final deste ano. Diante dessa expansão e da sistematização desses programas, a realização de um simpósio indígena sobre usos da internet em comunidades indígenas pretende reunir na Universidade de São Paulo um grupo de 25 a 30 pessoas oriundas de comunidades indígenas de todo o país para trocar experiências e avaliar o impacto do uso da internet no dia-a-dia das comunidades indígenas. Os debates terão o formato de rodas de conversas, alternando entre o trabalho em grupos temáticos e as apresentações / discussões coletivas, e terão lugar no Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII) e no Laboratório da Imagem e do Som em Antropologia (LISA), ambos no campus da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.

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Patrimônio Cultural Indígena: Pesquisar para Conservar e Conservar para Preservar

Representantes indígenas e indigenistas do Acre, que participaram do Encontro Temático da RCA sobre Gestão de Patrimônios Culturais Indígenas, avaliam a importância e a atualidade dos temas debatidos no evento, em entrevista para a jornalista Lígia Apel. A matéria, reproduzida abaixo, foi publicada no site da CPI-AC: www.cpiac.org.br

Respeito, valorização, fortalecimento do patrimônio cultural indígena e criação de políticas públicas específicas, foram algumas das temáticas discutidas no Encontro Temático Gestão de Patrimônios Culturais Indígenas: compartilhar conhecimentos construindo elos, que aconteceu no auditório do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, nos dias 26 a 30 de setembro de 2010.

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1ª Turma de Agentes Agroflorestais do Acre Recebe Diplomação

Acontece hoje,12/08/2010, no Centro de Formação Povos da Floresta da Comissão Pró-Índio do Acre, a formatura da 1ª turma de Agentes Agroflorestais Indígenas do Estado do Acre – AAFIs. Dos 126 AAFIs que estão em formação pela CPI, 30 indígenas entre Kaxinawa, Katukina e Manchineri, dos municípios de Tarauacá, Santa Rosa, Cruzeiro do Sul, Assis Brasil, Jordão e Marechal Thaumaturgo, concluem sua Formação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica.

A CPI/AC é pioneira na formação técnica-profissional intercultural em gestão territorial no Brasil Indígena. Em dezembro de 2009, seu Projeto Político-Pedagógico e Curricular para a Formação Profissional dos AAFIs foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação.

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Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.