Gestão Territorial
As organizações indígenas e indigenistas da RCA estão engajadas na construção de processos locais voltados à sustentabilidade territorial, ambiental, econômica e cultural das terras indígenas. A RCA vem realizando intercâmbios, seminários temáticos, produção e difusão de publicações, com o intuito de intercambiar iniciativas de distintas terras indígenas da Amazônia voltadas à gestão territorial e ambiental de terras indígenas. A elaboração de Planos de Vida, Planos de Gestão, iniciativas de manejo de recursos naturais, estratégias de proteção e fiscalização do território, iniciativas produtivas, assim como experiências de formação de agentes ambientais indígenas têm marcado as atividades de cooperação desenvolvidas no âmbito da RCA.
Com a assinatura da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – Pngati, em julho de 2012, somou-se a estas modalidades de articulação a busca por incidir, monitorar e colaborar no processo de implementação desta nova política, tanto em nível nacional, quanto local e regional.
Saiba mais sobre o Curso Formar PNGATI.
Curso Formar PNGATI – Módulo III – Centro de Formação dos Povos da Floresta/Acre
Em busca do bem-viver: como os índios estão fazendo seus planos de gestão territorial
Novo livro da RCA traz histórias sobre os processos de criação de Planos de Gestão Territorial e Ambiental da Amazônia Brasileira
As histórias de como diferentes povos indígenas estão criando o seus Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) estão contadas no livro Em busca do bem viver – Experiências de elaboração de Planos De Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. Esses planos de gestão são acordos que as próprias comunidades estabelecem e que orientam o uso do território e dos recursos naturais, atendendo necessidades culturais, sociais e econômicas dos povos e, também, conservando o meio ambiente para as futuras gerações. Os PGTAs são hoje documentos fundamentais para pautar políticas públicas junto ao governo.
Gestão territorial e ambiental em terras indígenas da Amazônia brasileira: os percursos da Rede de Cooperação Alternativa é o título do primeiro livro organizado pela RCA. Focado na experiência das organizações membro da RCA de realizar intercâmbios interculturais, o livro sistematiza discussões ocorridas durante três viagens organizadas especificamente para tratar do tema da gestão ambiental e territorial das terras indígenas. Destacando as manifestações dos participantes durante e depois de suas viagens, a publicação revela a virtude da atividade de intercâmbios na delimitação da trajetória dos participantes em seu engajamento pela sustentabilidade.
Os percursos da Rede de Cooperação Amazônica
As experiências indígenas de gestão territorial e ambiental de seus territórios são o foco desta publicação, em inglês, editada pela RFN e RCA. Trata-se de uma versão abreviada do livro “Em Busca do Bem Viver: Experiências de elaboração de Planos De Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas” da RCA, que apresenta reflexões sobre 6 PGTAs implementados na Amazônia brasileira. As florestas tropicais do mundo desempenharão um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas devastadoras e a perda de diversidade biológica insubstituível que o mundo enfrenta agora. Os povos indígenas têm papel central na proteção dessas florestas. Suas experiências de gestão territorial são fundamentais para a conservação das florestas existentes em seus territórios.
Learning from indigenous management plannig in the Brazilian Amazon
Para acessar os álbuns de foto: Seminário 05 anos da PNGATI, Encontro de Mulheres Indígenas no Acre, 30 anos FOIRN, Oficina de Cartografia Indígena, Encontro de Mulheres, 20 anos Demarcação TI W, 20 anos ATIX.