RCA realiza Assembleia Anual de 2012

A Rede de Cooperação Alternativa – RCA realizou sua Assembleia Anual de 2012 entre os dias 12 e 15 de março, em Brasília-DF. Todas as dez organizações membro estiveram representadas.

Além de aprovar os relatórios e prestações de contas de 2011, os membros da RCA discutiram e planejaram as atividades da rede em 2012, que incluirá um intercâmbio coletivo à Terra Indígena Yanomami, por ocasião das comemorações dos vinte anos de sua demarcação, e um encontro temático sobre o processo de regulamentação da consulta prévia, livre e informada no Brasil. A Assembleia da RCA decidiu que a rede deve monitorar esse processo, contribuindo para a divulgação de informações e para as discussões sobre as propostas de regulamentação. Também foram discutidas propostas de publicações das atividades da RCA e a interface com o Ministério da Educação, por meio da representação da rede na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena.

Eventos extras – A Assembleia da RCA incorporou em sua programação duas atividades extras: um seminário para discutir o relatório final da avaliação independente da atuação da RCA no período 2006 a 2011, centrado nos êxitos, avanços, problemas e recomendações, e um encontro dos parceiros brasileiros  da Rainforest Foundation Noruega (RFN) no Brasil, quando se discutiu a proteção das florestas tropicais e a defesa dos direitos dos povos indígenas que nela habitam, os desafios da cooperação norueguesa no Brasil e se delineou as linhas gerais de cooperação, a partir de 2013, entre a RFN e as organizações indígenas e indigenistas no Brasil.

Eleição – A Assembleia da RCA renovou a composição de seu Conselho Político, que passará a ser exercido, no período de 2012-2013 pela HAY – Hutukara Associação Yanomami, Apina – Conselho das Aldeias Wajãpi e Comissão Pró-Índio do Acre. Para a Secretaria-Executiva da RCA foi eleito, para o mandato 2012-2014, o Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.

 

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rede de Cooperação Amazônica

A RCA tem como missão promover a cooperação e troca de conhecimentos, saberes, experiências e capacidades entre as organizações indígenas e indigenistas que a compõem, para fortalecer a autonomia e ampliar a sustentabilidade e bem estar dos povos indígenas no Brasil.