Representantes da RCA nas comemorações de 20 anos da Atix
Nos dias 16 a 18 de setembro, a RCA participou das comemorações dos 20 anos da Associação Terra Indígena Xingu – ATIX, realizada na aldeia Moygu (do povo Ikpeng, Posto Pavuru, no Parque Indígena do Xingu/MT), através de um grupo formado pelos representantes indígenas Japu Wajãpi/Apina, Francinéia Baniwa/FOIRN, Manoel Nakua Mayuruna/OGM e Paulo Belizário Gavião/Wyty-Catë, acompanhado pela Secretaria Executiva da RCA (Luís Donisete e Patricia Zuppi), que foi recebido pelos representantes da ATIX Yakagi Kuikuro Menihaku e Managu Txicão.

Durante as comemorações, que envolveram cerca de 500 pessoas, com representantes dos 16 povos do Xingu, a presidência da Funai, autoridades políticas locais e os representantes da Rainforest, ISA e RCA, foram realizadas apresentações de danças, cantos e jogos tradicionais dos diferentes povos xinguanos e mesas de discussão das lideranças e autoridades convidadas em torno das preocupações que envolvem o futuro do Parque e a devastação do seu entorno. No primeiro dia, lideranças tradicionais dos povos presentes se manifestaram em relação aos problemas atuais e uma mesa foi composta pelos representantes do ISA (André Villas Boas), RCA (Luís) e RFN (Inês) que dialogaram com as lideranças. No encontro com o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves, as lideranças indígenas apontaram pendências em relação à questão territorial, ao avanço do desmatamento no entorno e à ação da Funai dentro do PIX.
Japu Wajãpi, do Conselho das aldeias Wajãpi/AP, aproveitou para falar da necessidade de maior presença da Funai nas terras indígenas, bem como sobre o Protocolo de Consulta Wajãpi. Os representantes indígenas da RCA realizaram também neste intercâmbio visita às sedes da FUNAI, da ATIX e do ISA em Canarana/MT, onde conheceram o Projeto Rede de Sementes, e visitaram ainda a Esplanada dos Ministérios em Brasília/DF.
0 Comentários